Francis Picabia

Uma vez conhecido como “Papa Dadá”, Francis Picabia foi uma das figuras principais do dadaísmo movimento tanto em Paris e Nova York. Um amigo e parceiro de Marcel Duchamp , tornou-se conhecido por uma rica variedade de trabalhos que vão desde estranhas, comic-eróticas imagens de peças de máquinas de texto baseados em pinturas que prenunciam aspectos da Arte Conceptual . Mesmo depois de Dadá foi substituído por outros estilos, o pintor e escritor francês passou a explorar um mix diversificado e quase incoerente de estilos. Ele mudou de posição facilmente entre abstração e figuração em um momento em que os artistas se agarrou firmemente a uma abordagem, e seu desrespeito alegre para as convenções da arte moderna incentivado algumas inovações notáveis até mais tarde em sua carreira, a partir da camada Transparência série (c.1928-31) da década de 1920 para o kitsch, nus eróticas dos anos 1940. Picabia continua reverenciado pelos pintores contemporâneos como um dos artistas mais intrigantes e inescrutável do século.

Na década de 1910, Picabia compartilhou os interesses de um número de artistas que surgiram na esteira do cubismo , e que foram inspirados menos pela preocupação do movimento com problemas de representação do que pela forma como o estilo poderia evocar qualidades do moderno, urbano e mecanicista do mundo. Inicialmente, esses interesses informou sua pintura abstrata, mas sua atracão por máquinas também moldar seu trabalho Dada inicial, nomeadamente o seu “mechanomorphs” – de imagens de máquinas inventadas e peças de máquinas que foram destinados como paródias de retratos. Para Picabia, os seres humanos não eram nada, mas máquinas, governada não por suas mentes racionais, mas por uma série de fomes compulsivos.

Picabia era central para o movimento Dada, quando começaram a surgir em Paris no início de 1920, e seu trabalho rapidamente abandonado muitas das preocupações técnicas que animaram seu trabalho anterior. Ele começou a usar o texto em seus quadros e colagens e criar imagens mais explicitamente escandalosas atacando noções convencionais de moralidade, religião, lei e. Enquanto o trabalho foi animada pela fúria do movimento Dada contra a cultura europeia que levou à carnificina da Primeira Guerra Mundial, os ataques de Picabia, têm muitas vezes a comédia, alegre grosseiro do bobo da corte. Eles refletem um artista sem respeito por quaisquer convenções, nem mesmo arte, pois a arte era apenas mais uma faceta da cultura mais ampla ele rejeitou.
Imagética figurativa foi fundamental para o trabalho de Picabia de meados de 1920 a meados dos anos 1940, quando ele foi inspirado por temas espanhóis, fontes romanas e renascentistas, imagens de monstros, e, mais tarde, nus encontrados em revistas pornôs leves. Inicialmente ele uniu muitos desses motivos díspares nas Transparência imagens (c.1928-31), complexamente mergulhá-los e empilhá-los em cima uns dos outros para provocar confusão e associações estranhas. Alguns críticos descreveram as transparências (c.1928-31) como visões ocultas, ou surrealistas imagens de sonho, e apesar de Picabia rejeitou qualquer associação com os surrealistas, ele se recusou a explicar o seu conteúdo. Picabia sempre tratado esses motivos com o mesmo espírito brincalhão e anárquica que tinha animado seu trabalho Dada.
Picabia aprendeu cedo que a abstração poderia ser usado para evocar não apenas qualidades de máquinas, mas também para evocar mistério e erotismo. Isso garantiu que a pintura abstrata seria um dos pilares de sua carreira. Ele voltou para ele mesmo em seus últimos anos, durante os quais ele atribuiu sua inspiração para os recessos obscuros de sua mente, como ele sempre fez.